ChamadaEmblemas

Chamada para submissão de artigos - Revista Emblemas

Em 21/01/19 11:17.

Chamada Dossiê "AUTORIAS INDÍGENAS" - Revista Emblemas (UFG)

Organizadorxs: Antônio Augusto O. Gonçalves (antonioaugusto.sociais@hotmail.com); Mônica Thereza S. Pechincha (mpechincha@hotmail.com); Sckarleth Alves Martins (sckarlethmartins@gmail.com) - PPGAS/UFG

Os movimentos indígenas têm visto o papel e a caneta como instrumentos decisivos para o surgimento e o fim de mundos. É através dos contornos da tinta no papel que o Estado mobiliza a criação de hidrelétricas em territórios ancestrais, facilita a atuação de madeireiros e latifundiários e diz quais vidas merecem ser vividas. Contraditoriamente, é também através do papel e da caneta que vemos as lutas indígenas por demarcações territoriais se efetivarem, que a Educação Escolar Indígena propõe novas formas de aprendizagem e que a entrada de estudantes nas universidades nos obriga a revermos nossos esquemas de saber. Considerando as especificidades do pensar e fazer indígena, é importante registrar suas formas de escrever e relatar (desenhos, grafismos, fotografias) que façam os movimentos da caneta, ou das mãos sobre o teclado, materializar os pensamentos, as experiências e as demandas indígenas, conferindo visibilidade aos seus pontos de vista. Neste sentido, propomos reunir textos que apresentem suas cosmologias, artes e poéticas, e remetam sobre os desafios no encontro com os mundos não indígenas – seja nas salas de aula das universidades, nas formas de habitar os centros urbanos, nas disputas com os órgãos do Estado, instituições religiosas, entre outros aspectos. De maneira que a publicação de artigos com autorias indígenas na Revista Emblemas possibilitará ao público leitor percorrer as linhas de encontros e desencontros entre esses diferentes mundos.
Normas de formatação e submissão do texto em: https://revistas.ufg.br/emblemas/about/submissions#authorGuidelines