PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA COORDENAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHOS (GTs) INSCRIÇÕES ATÉ PRÓXIMO DIA 06/10*ATENÇÃO: Não estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos. Em breve mais informações. Site:https://xvsimposiodehistor.wixsite.com/xvsh

XV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA X SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO "DEMOCRACIA E SOCIEDADES AUTORITÁRIAS NO SÉCULO XXI”

Em 10/10/19 16:36. Atualizada em 10/10/19 16:37.

O XV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA e X SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL CATALÃO, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019, tem como objetivos principais a divulgação dos saberes científicos e o fortalecimento da cooperação entre os cursos de História e Ciências Sociais, além do estímulo ao debate de ideias e perspectivas teóricas no campo das humanidades. Nesta edição, o tema escolhido, “DEMOCRACIA E SOCIEDADES AUTORITÁRIAS NO SÉCULO XXI”, espelha a necessidade de debater as causas e consequências dos acontecimentos mais recentes no Brasil, compreendendo as mais diversas esferas da sociedade. Democracia e Autoritarismo no Brasil, assim como no mundo, são categorias políticas que ora se aproximam, ora se afastam refletindo as conjunturas políticas e sociais, projetos institucionais, de classe e governos. O Simpósio deseja fomentar reflexões e debater os múltiplos significados que os últimos eventos no processo político brasileiro e mundial revelam. O uso dos conceitos de Democracia ou de Autoritarismo revelam práticas em busca de conservação ou transformação social, e por vezes, revelam de que lado das contendas nos posicionamos.

A História do Brasil é marcada por lutas e revoltas populares, desde o século XVI como a Confederação dos Tamoios (1562), passando pela Insurreição Pernambucana (1645), até a Inconfidência Mineira (1789), a Guerra de Canudos (1896), a Revolução Constitucionalista de 1932 e os Impeachments do ex-presidente Fernando Collor em 1992 e, mais recentemente, da presidenta Dilma Rousseff. Na contextualidade desse quadro, a democracia, não é considerada apenas enquanto fundamento de legitimação popular e de limitação do exercício do poder (deixando, assim, de ser tratada somente como um tema político), formatando-se como, propriamente, um método democrático (o qual se preocupa, inclusive, com a organização dos procedimentos administrativos realizados pelos poderes políticos legitimados e limitados). Desde o século passado, momento de grande contraposição entre sistemas jurídicos, liberal-democrático versus totalitários-ditatoriais, entende-se que, apartada da Constituição, não existe democracia.

Acreditando que cientistas sociais, historiadores, e demais pesquisadores, não podem se furtar nesse momento de refletir e contribuir com a construção de alternativas para a construção de uma sociedade mais justa e emancipada, esse Simpósio tem o propósito de ser um espaço aberto e plural para troca de questões, pesquisas e experiências.

Inscrições: https://xvsimposiodehistor.wixsite.com/xvsh

• Inscrição de GTs e Minicursos - de 17/09/2019 à 30/09/2019