Weby shortcut

Especialização

Por Thimoteo Cruz Atualizado em 07/01/16 15:56.

No período de 2012/2013 foi ministrado o curso de Especialização - HISTÓRIA, CULTURA E PODER, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo César Inácio – e com a vice-coordenação da Prof. Luzia Márcia Resende Silva.

Os objetivos do curso eram: Aprimoramento das atividades profissionais e acadêmicas, em nível de pós-graduação lato-sensu, de profissionais ligados à área de História, em particular, e profissionais ligados à área de Ciências Humanas, em geral, capacitando-os cientificamente, atualizando-os e habilitando-os acerca do conhecimento no campo da História, focado nas questões da cultura e do poder, preparando-os para atuar como professores do ensino fundamental, médio e superior e como pesquisadores.;- Apresentar e discutir referenciais teórico-metodológicos associados à conteúdos específicos de História centrando nos campos da Cultura e do Poder, no sentido de instrumentalizar e aprimorar os profissionais para o exercício da docência nos três níveis de ensino e para a prática da pesquisa em história; - Proporcionar a reflexão sobre o conhecimento histórico e as práticas didático-pedagógicas existentes no universo dos profissionais envolvidos com o Curso de Especialização, instigando uma percepção crítica, em relação ao saber já produzido sobre História, Cultura e Poder; - Expor e problematizar concepções, conceitos, noções e práticas de pesquisa histórica ao redor do recorte História, Cultura e Poder, capacitando os profissionais para o manuseio de fontes documentais no que diz respeito a sua coleta, organização e utilização.

No período de 2014 e 2015 não foram ministrados cursos de especialização na Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais, no entanto, nossos professores participaram de vários cursos EAD oferecidos por outras Unidades Acadêmicas.

Em 2015 foi proposta a criação do curso de Especialização em Gênero e Diversidade que tramita internamente na UFG.