Apresentação

Por Thimoteo Cruz Atualizado em 07/01/16 15:30.

O INHCS (Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais) é atualmente composto por 04 (quatro) cursos de graduação: História (Licenciatura), História (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado); 1(um) Programa de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Profissional em História) e 1(um) curso de especialização latu sensu realizado até o ano de 2014 e outro em processo de aprovação. Esta Unidade Acadêmica Especial compõem a estrutura da Regional Catalão e integra a Universidade Federal de Goiás.

A Universidade Federal de Goiás foi criada pela Lei n0 3834-C de 14 de dezembro de 1960 e reestruturada pelo Decreto n0 63.817, de 16 de dezembro de 1968, com sede no Campus Samambaia, Goiânia-GO, inscrita no CGC do Ministério da Fazenda sob o n0 0156701/0001-43. O Curso de História foi criado, juntamente com o de Geografia, em 1965, quando foi aprovado o Regimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFG, por meio do Parecer nº 508, de 15 de junho (Documenta 38, junho-1965, CFE/MEC, p. 45), a partir do Centro de Estudos Brasileiros existente anteriormente dentro da UFG. O seu reconhecimento ocorreu com o Decreto nº 63636, de 19 de novembro de 1968, conforme solicitação do Reitor Jerônimo Geraldo de Queiroz. (D0 25/11/1968, p. 102-17; Documento 94, novembro-1968, CFE/MEC, p. 141).

O Campus de Catalão foi criado em 1983 a partir de Convênio firmado entre a Universidade Federal de Goiás e a Prefeitura Municipal de Catalão, funcionando inicialmente com atividades de estágios e prestação de serviços à comunidade local e regional. Em outubro de 1985 foram assinados os primeiros Termos de Convênios de implantação de cursos em nível de graduação, dentre as áreas possíveis de formação foram priorizados os Cursos de formação de professores, dessa feita, os primeiros cursos foram: Licenciaturas Plenas em Letras e em Geografia. Em 1987 foram implantadas as Licenciaturas Plenas em Matemática e em Pedagogia, em 1989 a Educação Física e, em 1991, o Curso de Licenciatura e Bacharelado em História. Posteriormente em 1996 foi implantado o Bacharelado em Ciência da Computação. Todos estes Cursos foram implantados como sub-turmas das turmas dos respectivos Cursos de Goiânia.

O curso de História da Regional Catalão integrou, desde sua implantação em 1991 até o ano de 2005, o Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Goiás (FFCHL-UFG), inclusive compartilhando a mesma matriz curricular daquele curso. Em sua trajetória postulou a autonomia curricular e atualmente tem sua própria grade nos cursos de Bacharelado e Licenciatura.

Atualmente os cursos de História possuem um quadro com 13 (treze) professores doutores e 1 (doutorando). Todos com dedicação exclusiva.

O Curso de Ciências Sociais foi implementado no ano de 2009 a partir da iniciativa dos professores do Curso de História da UFG de Catalão. Seu surgimento se insere no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), cujo objetivo era expandir a educação superior pública em nosso país. No caso da UFG Catalão, isso se deu através da ampliação de vagas e da criação de outros cursos superiores em atendimento às demandas sociais e econômicas da região.

Ainda em fase de consolidação e formando, em 2013, a sua primeira turma de graduação, o curso de Ciências Sociais da UFG Catalão vem ganhando consistência através da composição progressiva de seu quadro funcional, da produção acadêmica de seus docentes, da formação profissional de seus alunos e da permanente qualificação de seus agentes. Atualmente, ele é composto por um corpo docente de nove professores doutores em Ciências Sociais ou em uma de suas áreas específicas: Antropologia, Sociologia ou Ciência Política.

A partir do ano de 2012 o Curso de Ciências Sociais, que fora criado oferecendo as duas habilitações juntas, dividiu-se e hoje funciona como 2 graduações em Bacharelado e Licenciatura

Compõe ainda a estrutura do INHCS o Programa de Pós-graduação stricto-sensu – Mestrado Profissional em História com área de concentração em: História, Cultura e Formação de Professores, aprovado pela CAPES em 2013.

O INHCS conta com 3 Núcleos de Pesquisa ativos:

1) NIESC - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Estudos Culturais - criado em 1997 por um grupo de pesquisadores do Campus Catalão, tendo como área predominante do conhecimento as Ciências Humanas. O grupo possui 3 linhas de pesquisa: a) Cultura popular e religiosidades; b) Memória, história e representações culturais; c) Educação e Cultura.

2) NUPEHPE - Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Práticas Educativas – criado em 2010, este grupo trabalha as compreensões dadas na construção de saberes e "da consciência histórica" gestadas nas dinâmicas de funcionamento da sociedade brasileira na região do cerrado, tanto no meio rural quanto urbano, em diferentes temporalidades, a partir de diversos suportes documentais. O grupo possui duas linhas de pesquisa: Saberes dos mundos do trabalho: experiências e lutas no cerrado brasileiro; Sociedade e Práticas Educativas.

 3) ALTERITAS: Núcleo de Estudos em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

 

Estrutura Administrativa

O INHCS, até o ano de 2014 constituía-se como Departamento numa estrutura funcional ligada ao Campus Catalão como única Unidade Acadêmica em Catalão. A partir de 2014 com a alteração do Estatuto da UFG e a aprovação de seu novo regimento o DHCS transformou-se em INHCS e teve sua estrutura administrativa alterada para o seguinte quadro, conforme o art. 60 e do art. 68 do Estatuto:

I – O Conselho Diretor

II – A Diretoria

III – As coordenações dos seguintes cursos: História (Bacharelado); História (Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado); Ciências Sociais (Licenciatura)

IV – As Coordenações de Estágio: História (Bacharelado); História (Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado); Ciências Sociais (Licenciatura)

V – Os Núcleo Docentes Estruturantes: História (Bacharelado); História (Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado); Ciências Sociais (Licenciatura)

VI – Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em História (Pós-graduação stricto-sensu)

VIII - Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação

VIII – Representação de Extensão e Cultura

IX – Coordenação CDPEC (órgão suplementar)

X – Coordenação CIC (órgão suplementar)

XI – Coordenação do MACER (Museu Antropológico do Cerrado - OS)

XII – Coordenação do CERMH (Centro Regional de Memória e História - OS)

XI – Coordenação do Departamento de Publicação (órgão complementar)

XII – Secretaria Administrativa

 

A estrutura anterior compreendia apenas a chefia, a vice-chefia do departamento, as coordenações e vice-coordenações dos 5 cursos; as coordenações de estágio dos 4(quatro) cursos de graduação e a coordenação dos 12 laboratórios existentes nos cursos.

O INHCS tem também sob sua responsabilidade o CDPEC (Centro de Documentação e Pesquisa de Catalão), que é atualmente órgão suplementar ligado à Direção da Regional Catalão e que tem um coordenador ligado ao curso de História.

Em 2015 foi implementado o CIC (Centro Integrado do Cerrado) que é um órgão suplementar da Regional Catalão em convênio com o SEFAC (Empresa Serra do Facão), que prevê a construção de espaço próprio para a instalação do MACER (Museu Antropológico do Cerrado) e CERMH (Centro de Referência de Memória e História Regional). Este espaço, conforme previsto, prescinde de 3 coordenadores.

O INHCS mantêm duas (2) revistas acadêmicas, avaliadas pelo Qualis Capes, como A2 (Opsis) até 2014 e B1 em 2015 e B4 (Emblemas), que também contam com 2 editores chefes.

Com relação à sua estrutura física o INHCS conta hoje com 10 salas para abrigar os seus 24 professores. Atualmente os nossos 12 laboratórios funcionam de forma concomitante em salas do bloco C, F e Didático II. Aguardamos também a cobertura da quadra do complexo do curso da Educação Física para instalação, na sala 15 do bloco C, de nosso mini auditório e sala de defesas do mestrado.