Laboratórios

Por Thimoteo Pereira Cruz Em 20/11/13 09:34

Laboratórios de Ensino e Pesquisa em História e Ciências Sociais

Laboratório de Ensino de História (LEPH/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada a dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao curso de História, em especial aquelas desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID História e pelo Programa de Licenciatura/PROLICEN

Laboratório de Prática de Ensino em Ciências Sociais

(CS/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada a dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao curso de Ciências Sociais, em especial aquelas desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID Ciências Sociais e pelo Programa de Licenciatura/PROLICEN

Laboratório de Informática

(INHCS/UFCAT):

Laboratório de Práticas Educativas e Conteúdos Escolares (LECE/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada à fomentar o diálogo sistematizado dos conteúdos de História do Brasil, América e Geral de cunho acadêmico com os conteúdos propostos para Ensino médio e fundamental.

Laboratório de Prática de Pesquisa em Patrimônio Histórico-Cultural

(LEPH/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada à instrumentalização teórica e prática dos discentes na compreensão do que é patrimônio histórico/cultural e na atuação do historiador e do cientista social neste campo específico.

Laboratório de Etnografia, Arqueologia e Museologia (LEAM/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada ao estudo da Arqueologia, Arqueologia pré-histórica e histórica, preservação patrimonial e práticas de pesquisa. Museu e Museologia.  Ver Regimento que estabelece as normas de organização e funcionamento aqui!

Laboratório de Prática de Pesquisa em Fontes Históricas

(LAFOHIS/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada à organização de bancos de dados sobre o processo de ensino-aprendizagem de cunho disciplinar e transdisciplinar, possibilitando o acesso a informações bibliográficas, relatos de experiências e outros acertos ou índices temáticos considerados relevantes.

Laboratório de Educação e Linguagens (LABEL/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada à instrumentalização para o trabalho docente, elaboração e avaliação de  recursos didático-pedagógicos para emprego na educação básica.

Laboratório de Linguagem e Representações Culturais (LLRC/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada ao estudo e análise das formas de produção e fruição dos artefatos culturais no interior de grupos e coletividades, bem como, das representações que emergem desses espaços sociais.

Laboratório de Audiovisual (LA/INHCS/UFCAT):

subunidade destinada ao estudo da linguagem audiovisual: técnicas de roteirização, iluminação, produção, sonorização, gravação, edição e finalização em audiovisual. Ver Regimento que estabelece as normas de organização e funcionamento aqui!

Laboratório de Apoio à Pesquisa e Ensino de Cinema e História - (LAPECHI/INHCS/UFCAT)

subunidade destinada à instrumentalização teórica e prática dos discentes no uso do cinema como fonte e recurso nas aulas de História, fomentando debates, análises e produções sobre a relação cinema-história. O LAPECHI é responsável pela organização e catalogação de acervo, organização e exibição de oficinas e mostras temáticas.

Laboratório de Pesquisa em Movimentos Sociais e Mundo do Trabalho (LMSMT/INHCS/UFCAT)

subunidade destinada à realização das atividades de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, de extensão  e de ensino, que envolvam criação e produção científica e tecnológica. Ver Regimento que estabelece as normas de organização e funcionamento aqui!

Laboratório de Pesquisa em Gênero, Etnicidade e Diversidade

(LaGED/INHCS/UFCAT)

subunidade destinada à desenvolver atividades de pesquisa, ensino, extensão e cultura em História e Ciências Sociais, podendo ainda estabelecer atividades multidisciplinares, principalmente, aquelas destinadas às trabalhadoras e trabalhadores, movimentos sociais e políticas públicas voltadas para o combate às desigualdades sociais, racismo, lgbtfofia, misoginia, dentre outros.

Acesse o site aqui

Ver Regimento que estabelece normas de organização e funcionamento aqui!

Mini auditório

Espaço para realização de qualificação, defesas, palestras, simpósios e demais atividades de extensão e cultura do Departamento de História e Ciências Sociais

CDPEC

Centro de Documentação e Pesquisa